Como saber se a sua empresa tem um site de qualidade

Categoria: Primeiros Passos
Como saber se a sua empresa tem um site de qualidade

Mesmo que você não tenha domínio sobre programação e desenvolvimento de sites, é fundamental avaliar a qualidade do site da sua empresa. Essa tarefa é bem mais simples do que parece e pode influenciar diretamente no fortalecimento da presença online e divulgação do seu negócio. Neste post apresentamos os principais pontos que você deve analisar para verificar se a sua empresa tem um site de qualidade. Confira!

O propósito de um site empresarial

Que tal traçarmos um comparativo entre o site e o espaço físico de uma empresa? Imagine que você alugou uma sala comercial e quer começar a vender um determinado produto. Para atrair os clientes e fortalecer o seu negócio é importante criar uma fachada que identifique e diferencie sua loja das demais. Também é primordial cuidar da apresentação e da distribuição dos produtos no interior da loja e ter vitrines atraentes. São algumas das estratégias para despertar o interesse dos clientes e estimular a compra.

Na internet não é diferente, por isso todo o cuidado que você tem com o espaço físico também deve ser tomado com o ambiente digital da sua empresa. Assim como as lojas, os sites têm uma fachada, que chamamos de cabeçalho ou header. A estratégia de conteúdo do seu site pode ser comparada com a apresentação dos produtos, que na loja ficam em expositores e araras, mas no site ficam em menus e blocos de conteúdos. Percebeu como é possível fazer uma relação entre os dois ambientes: físico e digital? Ambos pretendem atrair os clientes e entregar o que estão buscando. Por isso, é fundamental ter um site de qualidade.

O que é um site de qualidade?

Um site de qualidade valoriza a experiência do usuário, e isso envolve vários aspectos que falaremos a seguir. Mas, além de clientes satisfeitos, um bom site também costuma ter um desempenho superior junto aos mecanismos de busca, como o Google. Isso significa que quando alguém procurar pelo produto que você vende ou serviço que oferece, o seu site pode ser apresentado entre os destaques nos resultados da pesquisa. Ou seja, trabalhar os elementos da sua página também é uma estratégia de marketing para aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

Um site de qualidade tem as seguintes características: utilidade, usabilidade e desejabilidade. Com base nesses três itens você já pode começar a avaliar o site da sua empresa. Tente investigar se as pessoas consideram o produto ou informação que você apresenta realmente relevante, ou seja, se precisam disso ou se ela é totalmente dispensável. Depois, é preciso avaliar se o seu site é fácil de usar e se o seu cliente encontra o que busca nele. Por fim, é importante verificar se o site desperta interesse e desejo no usuário, um fator que está diretamente ligado à estética e layout do site.

5 orientações para um site de qualidade

1) Conteúdo relevante

O conteúdo é fundamental para um site de qualidade. Além de disponibilizar informações úteis e relevantes para o seu cliente, lembre-se de dados básicos como endereço, formas de contato, horário de atendimento, condições de pagamento e a descrição dos produtos e serviços. Esses dados são básicos, mas você pode ir além e criar um blog para compartilhar experiências, explicar o funcionamento de produtos ou a importância de um serviço etc. Porém, fique atento ao conteúdo, que deve ser original. Procure também manter a regularidade das publicações, isso pode até tornar o seu site um canal de autoridade em determinado assunto.

2) Navegação rápida

A navegação de um site está diretamente ligada à velocidade de acesso e ao carregamento das informações. Algumas vezes os sites têm imagens muito pesadas ou excesso de banners que atrapalham a navegação. Um site de qualidade prioriza a navegação rápida, têm imagens otimizadas, evita recursos desnecessários e está apto a funcionar em vários browsers e dispositivos. Se a sua empresa vende pela internet é fundamental cuidar também da segurança no ambiente de compra (conheça os motivos para usar o HTTPS) e usar meios para tornar o checkout mais ágil. Lembre-se: quando o assunto é site de qualidade, menos é mais!

3) SEO e Otimização

A sigla SEO significa Search Engine Optimization e está diretamente ligada às estratégias de otimização com foco no posicionamento dos sites nos mecanismos de busca. O propósito de criar um site de qualidade, com conteúdos que sigam as orientações de SEO, é aperfeiçoar a experiência dos consumidores. Se alguém procurar por sua empresa e o Google mostrá-la entre os primeiros resultados da pesquisa, todos os envolvidos ficarão satisfeitos: o cliente que encontrou o que procurava, a ferramenta de busca que foi útil para o usuário e você, que conseguiu promover a sua empresa de forma gratuita. Veja 7 dicas de SEO para o seu blog.

4) Atenção com a hospedagem

Como o próprio nome já diz, a hospedagem do site faz o papel de hospedar e disponibilizar os arquivos de um site na internet. O domínio é o que vem logo após o "www", e funciona exatamente como o endereço da sua empresa na internet. Mas as imagens, os textos, os dados sobre produtos ou serviços e todas as outras informações contidas no site precisam ser guardadas em algum lugar, que é o servidor de hospedagem. No entanto, de nada adianta criar um site de qualidade e não "guardá-lo" em segurança. Por isso, escolha um servidor de hospedagem de confiança, que se preocupe com a segurança dos seus dados e ofereça planos com o melhor custo x benefício.

5) Avalie os resultados

Para certificar que a sua empresa tem um site de qualidade é importante avaliar o seu desempenho regularmente. Além de acompanhar o número de acessos também é relevante fazer testes de compatibilidade com dispositivos móveis, seguir sempre as diretrizes técnicas para o design e o conteúdo e verificar se o seu site continua mantendo um bom desempenho e recebendo avaliações positivas dos clientes.

 

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